Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4917
Title: | A Lei 10.369/03 no contexto da escola |
Authors: | Nunes, Osiane da Silva Azevedo, Mariana |
Keywords: | Políticas Públicas educacionais Relações Étnico-Raciais Educação |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | NUNES, Osiane da Silva, AZEVEDO, Mariana. A LEI 10.369/03 no contexto da escola. 31 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. |
Abstract: | O artigo trata da lei 10.369/03 no contexto da Escola, com objetivo de conhecer as orientações dos documentos oficiais para que a escola inclua conteúdos da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena em seu cotidiano. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e documental, compreendendo metodologicamente que se adequam a esta pesquisa. Com o olhar voltado ao Estado de Rondônia, foi realizada a análise dos documentos norteadores para o currículo e o ensino, como a Base Comum Curricular (BRASIL, 2018; 2020), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), o Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RONDÔNIA, 2020; 2022), Lei 10.369/2003 (BRASIL, 2003), Plano de Ação da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Simon Bolívar e o Plano de Curso de Pedagogia e como atuam no ensino voltado para a História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em Guajará-Mirim. Os resultados apontam que a escola demonstra lacunas na implementação efetiva, precisando de mais visibilidade das relações étnico-raciais na escola. Tais fatos indicam a necessidade de mais estudos e pesquisas que abordem essa temática e promovam subsídios teóricos metodológicos para a implantação da Lei 10369/2023. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4917 |
Appears in Collections: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo- Finalizado.pdf | 645,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.