Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5038
Título: Experimentações, cartografias e acontecimentos: uma pesquisa com crianças na educação infantil
Autor(es): Gottardo, Alessandra Finco
Palavras-chave: Criança
Experiência
Educação Matemática
Infância
Imagens
Data do documento: 2023
Citação: GOTTARDO, Alessandra Finco. Experimentações, cartografias e acontecimentos: uma pesquisa com crianças na educação infantil. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: Um preparo no princípio, antes do início. Seria possível? Um preparo, arrumação da mochila viajante, pertences de primeira necessidade e a vontade de percorrer um itinerário, como uma peregrinação, olhares atentos, no silêncio, pensamento embalado pela infância, criança, criança pequena, experiência, os modos de ver, escutar e sentir o mundo das infâncias. Uma caminhada intensa! Os escritos são um convite e uma cartografia singular de uma pesquisadora em sua caminhada, em suas andanças... Na companhia de 19 crianças de 5 anos de uma turma de pré II de um centro de educação infantil, desfrutando, apreciando, escutando, vendo imagens fílmicas e fotográficas sendo produzidas pelas crianças com a utilização de um celular, nos encontros, pousos pelos vários espaços da instituição. A pesquisa experiência se dá nas interações e vivências no cotidiano das crianças, num caminho indicado pelo passo criança, lento, curto, pequeno, suave, próximo, regados por literatos da Filosofia da Diferença, cartografia, pesquisa experiência e a potência da criança, da infância. A caminhada marcada pelos primeiros passos, pousos e grandes encontros em diferentes percursos, trilhas, reentrâncias, fendas, atalhos, estradas largas, abertas, estreitas, íngremes e planícies tranquilas. Como manhãs frescas, brisa revigorante, ar puro, canto dos pássaros, água cristalina, cheiros, muitos cheiros, os mais variados, carregados de lembranças. Imagens, vozes, reações, expressões, falas, gritos, risos, pausas, silêncios e a matemática que acontece, inspiraram e motivaram uma leitura desarmada, sem juízo de valor, de certo e errado, mas de força, potência da infância como lugar de abertura, inventividade, experiências e afetações que provocam um querer compreender um pouco mais sobre a infância e a criança, sobre nós, sobre educação, sobre experiência, sobre uma trajetória cheia de descobrimentos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte de requisitos para a obtenção do título de mestre em Educação Matemática, sob a orientação da Profª Drª Bianca Santos Chisté
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5038
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ALESSANDRA_FINCO_GOTTARDO_VERSÃO_FINAL_PPGEM.pdf5,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.