Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5038
Title: Experimentações, cartografias e acontecimentos: uma pesquisa com crianças na educação infantil
Authors: Gottardo, Alessandra Finco
Keywords: Criança
Experiência
Educação Matemática
Infância
Imagens
Issue Date: 2023
Citation: GOTTARDO, Alessandra Finco. Experimentações, cartografias e acontecimentos: uma pesquisa com crianças na educação infantil. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Abstract: Um preparo no princípio, antes do início. Seria possível? Um preparo, arrumação da mochila viajante, pertences de primeira necessidade e a vontade de percorrer um itinerário, como uma peregrinação, olhares atentos, no silêncio, pensamento embalado pela infância, criança, criança pequena, experiência, os modos de ver, escutar e sentir o mundo das infâncias. Uma caminhada intensa! Os escritos são um convite e uma cartografia singular de uma pesquisadora em sua caminhada, em suas andanças... Na companhia de 19 crianças de 5 anos de uma turma de pré II de um centro de educação infantil, desfrutando, apreciando, escutando, vendo imagens fílmicas e fotográficas sendo produzidas pelas crianças com a utilização de um celular, nos encontros, pousos pelos vários espaços da instituição. A pesquisa experiência se dá nas interações e vivências no cotidiano das crianças, num caminho indicado pelo passo criança, lento, curto, pequeno, suave, próximo, regados por literatos da Filosofia da Diferença, cartografia, pesquisa experiência e a potência da criança, da infância. A caminhada marcada pelos primeiros passos, pousos e grandes encontros em diferentes percursos, trilhas, reentrâncias, fendas, atalhos, estradas largas, abertas, estreitas, íngremes e planícies tranquilas. Como manhãs frescas, brisa revigorante, ar puro, canto dos pássaros, água cristalina, cheiros, muitos cheiros, os mais variados, carregados de lembranças. Imagens, vozes, reações, expressões, falas, gritos, risos, pausas, silêncios e a matemática que acontece, inspiraram e motivaram uma leitura desarmada, sem juízo de valor, de certo e errado, mas de força, potência da infância como lugar de abertura, inventividade, experiências e afetações que provocam um querer compreender um pouco mais sobre a infância e a criança, sobre nós, sobre educação, sobre experiência, sobre uma trajetória cheia de descobrimentos.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte de requisitos para a obtenção do título de mestre em Educação Matemática, sob a orientação da Profª Drª Bianca Santos Chisté
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5038
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ALESSANDRA_FINCO_GOTTARDO_VERSÃO_FINAL_PPGEM.pdf5,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.