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Título: Trajetória histórica de docentes mulheres na formação inicial de professores de matemática na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ji-Paraná (1992-2022)
Autor(es): Laureano, Helena Maria de Jesus
Palavras-chave: História da Educação Matemática
Formação de Professores
Mulheres Docentes
Universidade Federal de Rondônia
Ji-Paraná
Data do documento: 2023
Citação: LAUREANO, Helena Maria de Jesus. Trajetória histórica de docentes mulheres na formação inicial de professores de matemática na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ji-Paraná (1992-2022). 2023. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar a trajetória das docentes mulheres na formação inicial de professores de Matemática ofertada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná. Como recorte temporal para o desenvolvimento desta escrita, inicia-se no ano de 1992, com a implantação da Licenciatura em Matemática no campus em loco, e finaliza no ano de 2022. Como aporte metodológico, fez-se uso dos preceitos de uma pesquisa do tipo qualitativa ancorada em Fiorentini e Lorenzato (2012), com uma abordagem metodológica estruturada no esquema heptagonal descrito por Pais (2018), modelo baseado em sete vértices que sustentaram os caminhos percorridos durante a realização da investigação. As fontes utilizadas para a obtenção de dados incluíram pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada, realizada com quatro docentes que atuam/atuaram na formação de professores de Matemática na UNIR, campus de Ji-Paraná. O referencial teórico adotado está subdivido em três dimensões, a saber: revisão de literatura, categorias de análise e, por fim, aspectos teóricos específicos relacionados à temática em questão, ou seja, conceitos fundamentais do feminismo e das demandas das mulheres por direitos igualitários ao longo dos anos. Os resultados obtidos destacaram o contínuo envolvimento das professoras em uma ampla gama de atividades no contexto do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, incluindo projetos de pesquisa, extensão, formação de professores e responsabilidades administrativas. Elas enfatizaram, de forma contundente, a importância de conectar a teoria à prática na formação de professores de Matemática, e seus esforços nesse sentido contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação. Além disso, as docentes buscaram, ativamente, integrar o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico com as comunidades interna e externa. Os dados coletados e as análises das narrativas das professoras revelaram que as mulheres docentes foram bem recebidas no curso de Licenciatura em Matemática, e em nenhum momento se sentiram diminuídas por serem mulheres, mostra também dedicação, comprometimento e paixão pela Educação Matemática. Suas pesquisas não apenas enriqueceram o desenvolvimento científico, mas também aprimoraram o ensino e a aprendizagem da Matemática e de disciplinas afins. Com anos de experiência e conhecimentos acumulados, as docentes enriqueceram o ambiente de aprendizado, promovendo uma atmosfera estimulante e inclusiva. A pesquisa revelou, também, o impacto positivo dessas docentes na formação dos acadêmicos, inspirando-os a buscar o conhecimento, a superar desafios e a acreditar em seu próprio potencial. Ao destacarem a importância da reflexão sobre práticas pedagógicas e do diálogo com diversas formas de conhecimento, elas demonstraram um compromisso inabalável em formar professores críticos e comprometidos com uma educação de qualidade. Suas ações transcenderam amplamente o âmbito acadêmico, deixando um impacto duradouro e significativo nos licenciados. Além de evidenciar o crescimento em número de mulheres no departamento.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte de requisitos para a obtenção do título de mestre em Educação Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Enoque da Silva Reis.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5067
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

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