Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5096
Título: Gamificação no ensino de física: uma alternativa pedagógica para o ensino de circuito elétrico
Autor(es): Camargo, Gustavo Plaster
Palavras-chave: Gamificação
Ensino de Física
Metodologias ativas
Data do documento: 2023
Citação: CAMARGO, Gustavo Plaster. Gamificação no ensino de física: uma alternativa pedagógica para o ensino de circuito elétrico. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: A Física é uma disciplina de grande importância, pois explica muitos fenômenos do nosso mundo. No entanto, no ensino médio, os alunos frequentemente percebem as aulas como excessivamente teóricas e pouco envolventes, cheias de fórmulas e desconectadas de suas vidas diárias. Além disso, muitos alunos enfrentam dificuldades em matemática e raciocínio lógico, o que complica ainda mais o aprendizado da Física. A falta de recursos e estrutura física nas escolas também limita a realização de experimentos práticos, que poderiam tornar o ensino mais eficaz e interessante. Para enfrentar esses desafios, pesquisas têm explorado o uso de jogos e simuladores digitais no ensino de Física. Este estudo buscou desenvolver um produto educacional para alunos do terceiro ano do ensino médio, focado em circuitos elétricos e seus componentes. Foram utilizados jogos digitais, um jogo de tabuleiro e atividades práticas com simuladores. A pesquisa, baseada nas teorias de aprendizado de Vygotsky, foi conduzida em uma escola pública. Os resultados indicam que essa abordagem foi bem aceita pelos alunos, que relataram melhorias no aprendizado e no interesse pelo conteúdo. Portanto, este trabalho sugere que o uso de jogos e simuladores pode ser uma alternativa eficaz no ensino de Física no ensino médio, ajudando os alunos a compreenderem melhor os conceitos e a se engajar mais na disciplina.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Mergulhão Júnior.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5096
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_GUSTAVO_PLASTER_CAMARGO.pdfDissertação4,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.