Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5138
Título: A influência da obrigatoriedade de pagamento da pena de multa à perpetuação da criminalização da pobreza
Autor(es): Silva, Vinicius Lemos Rodrigues da
Palavras-chave: Criminalização da pobreza
Pena de multa
Tema repetitivo 931
Extinção da punibilidade
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Vinicius Lemos Rodrigues da. A influência da obrigatoriedade de pagamento da pena de multa à perpetuação da criminalização da pobreza. 2024. 75f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: Este trabalho visa analisar a influência da exigência do pagamento da multa penal para a extinção da punibilidade na criminalização da pobreza. Utiliza a abordagem criminológica de Loïc Wacquant para entender a origem histórica da criminalização da marginalidade, sua evolução no contexto brasileiro e seus principais efeitos na vida do ex-presidiário. Pretende-se esclarecer os aspectos relacionados à origem histórica da pena de multa, sua tipificação ao longo do direito positivo brasileiro e as implicações práticas da tese jurídica do Tema Repetitivo 931 para o ex-detento, a fim de compreender como podem contribuir para a criminalização da pobreza. O estudo se baseia no método indutivo, utiliza revisão bibliográfica e análise documental da literatura especializada e da legislação penal e processual penal para estabelecer premissas gerais e produzir premissas específicas que o trabalho busca confirmar. A partir da análise das consequências geradas pelo Tema Repetitivo 931 ao ex-recluso, verifica-se uma penalização excessiva do condenado pobre, bem como um prejuízo ao processo de ressocialização dos condenados pobres.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5138
Aparece nas coleções:Direito (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO DEFINITIVA - Vinicius Lemos - Monografia.pdf673,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.