Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4312
Title: A música como ferramenta no processo de alfabetização na língua portuguesa
Authors: Dias, Cleidiane Souza
Keywords: Arte
Música
Alfabetização
Issue Date: 2023
Citation: DIAS, C. S. A música como ferramenta no processo de alfabetização na língua portuguesa. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo compreender como os professores alfabetizadores de duas escolas de Vilhena-RO, percebem a importância da música e de que forma a utilizam no processo de alfabetização, para alcançar o objetivo realizamos uma pesquisa qualitativa, mediante entrevistas semiestruturadas com perguntas indagativas sobre a temática, direcionadas à professoras que lecionam no Pré II da Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental. O problema se apresentou no seguinte questionamento: De que forma a música é utilizada pelos professores como ferramenta educacional no processo de alfabetização?, tendo como aportes teórico metodológico principais autores como, Ferreiro (2017); Soares (1998); Rosa (1990); Creswell (2014), Gil (2002); Marconi e Lakatos (1992); Fiorentini e Lorenzato (2017); Aranha (1998) entre outros. como resultado da análise das respostas das professoras entrevistadas pude compreender que as atividades com músicas na escola podem desenvolver na criança uma habilidade e facilidade maior, no processo de leitura e escrita, contudo pude perceber na pesquisa, que as atividades realizadas pela escola são para proporcionar momentos culturais e ainda são muito tímidas e restritas às datas comemorativas e eventos. Neste sentido, se faz necessário um posicionamento do professor para que haja certa autonomia em relação ao ensino, que o aluno possa se identificar como indivíduo capaz de perceber a importância da música e que há sempre a possibilidade de múltiplos sentidos para arte.
Description: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveia
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4312
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Cleidiane_Souza_Dias.pdfArquivo Final357,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.