Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4761
Título: A eficácia normativa da Constituição Federal de 1988 ao garantir o direito social à educação como essencial para o Estado Democrático de Direito
Autor(es): Portela, Eduarda Quinteiro Ramos.
Palavras-chave: Constituição federal
Educação
Democracia
Data do documento: 23-Mar-2023
Resumo: A presente pesquisa objetiva identificar um possível comprometimento do ideal democrático implantado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, analisando o texto constitucional e os instrumentos disponibilizados para concretizar o exercício da cidadania e a democracia, por meio da educação e da eficácia normativa da constituição. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa a partir do método construtivo, utilizando as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, adotando um olhar zetético e dogmático. Verificou-se que o direito social à educação, por possuir eficácia jurídica limitada de princípio programático, não tem sua efetividade máxima alcançada ao considerar o artigo 205 da CF/88, quando é colocada a educação como meio fundamental à construção de um cidadão de um Estado Democrático de Direito. Consequentemente, a insistência da falta de educação política e o não planejamento dos governos de incentivar a população à vida política, a função democrática do povo fica prejudicada, uma vez que este não tem consciência plena do sistema político implantado no país. Posto isso, percebe-se que apesar da Constituição estabelecer um Estado onde o poder supremo é dado ao povo e um dos instrumentos para concretizar esse poder é a educação, há comprometimento do ideal democrático pela falta de efetividade em uma norma juridicamente eficaz.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharela em Direito, sob a orientação do Prof. Dr. Victor de Almeida Conselvan e coorientação da profa. M.ª Sônia Mara Nita.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4761
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDA_QUINTEIRO_RAMOS_PORTELA.pdf809,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador