Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4764
Título: A tipificação da ironia e do sarcasmo em situações de crime contra a honra
Autor(es): Rabaiolli, Enzo Murilo Sato,
Palavras-chave: Honra
Ironia
Sarcasmo
Direito Penal
Data do documento: 21-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho apresenta a possibilidade de se cometer um ilícito penal que atinja a honra utilizando-se da ironia e do sarcasmo para tal. Explicita que a corrente jurídica que defende a interpretação extensiva é mais eficaz que a corrente de interpretação literal ou restritiva da lei, visto que o direito brasileiro, em regra, utiliza o sistema do livre convencimento motivado (persuasão racional), ficando o sistema da íntima convicção restringida a casos de crime doloso contra a vida e o sistema da prova tarifada apenas deixou resquícios no ordenamento jurídico brasileiro. Demonstra que a ironia e o sarcasmo são passíveis de tipificação em outras espécies de crime, como crimes contra a vida e a pessoa, não se restringindo àqueles que atingem a honra. Para a sua realização foi utilizado o método hipotético-dedutivo, visto se tratar de um tema pouco abrangido no direito brasileiro, enquanto o procedimento técnico aplicado foi o de pesquisa bibliográfica.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação da Professora Dra. Elimei Paleari do Amaral Camargo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4764
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENZO_MURILO_SATO_RABAIOLLI.pdf502,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador