Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4776
Título: (Des)controle no uso da carteira funcional
Autor(es): Ribeiro, Karine Andrade.
Palavras-chave: Lei de abuso de autoridade
Direito penal
Concussão
Carteirada
Data do documento: 21-Dez-2022
Resumo: A carteira funcional é um meio de identificação de profissionais, serve, portanto, para especificar a função, bem como as prerrogativas, que cada um terá dentro do cargo que exerce, no entanto, devido à falta de controle estatal, ela vem sendo utilizada para fins adversos, de maneira a proporcionar vantagens indevidas para determinados agentes, infringindo a lei de abuso de autoridade e a concussão, causando prejuízo para a coletividade. O objetivo desta monografia é realizar um estudo delimitado, objetivo e estruturante, sobre quais são os fatores históricos e sociais que corroboram com o uso indevido da carteira funcional, os prejuízos que acarretam para a coletividade e as sanções aplicadas. Os resultados apontaram que apesar de haver leis que coíbem o uso indevido da carteira funcional, falta o Estado como garantidor da segurança social, fazer com que haja o real controle e punição desses agentes. O método de abordagem utilizado no presente trabalho é o dedutivo. Os métodos de pesquisa utilizados foram à exploratória e descritiva. Bem como, a técnica de pesquisa utilizada foi a de pesquisa bibliográfica.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharela em Direito, sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Montai De Lima.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4776
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINA_ANDRADE_RIBEIRO.pdf855,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador