Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3927
Título: As novas empresas simples de crédito e seus impactos na prática da usura pecuniária
Autor(es): Soares, Gustavo Silva
Palavras-chave: Direito
Civil
Crédito
Reflexos
Agiotagem
Data do documento: 5-Ago-2022
Resumo: As Empresas Simples de Crédito foram criadas recentemente no Brasil, precisamente no ano de 2019, por intermédio da promulgação da Lei complementar n o 167. As empresas, em comento, se dedicam especificamente a realizar financiamentos, empréstimos e descontos de títulos de crédito em prol das categorias empresarias com maior dificuldade de consolidação no mercado, quais sejam, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Por seu turno, a conduta da usura pecuniária consiste na estipulação de taxa de juros acima do legalmente permitido nos negócios em que ambas as partes estão sujeitas à Lei de Usura. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo apreciar como o advento das empresas simples de crédito repercute na incidência prática do ilícito. Para atingir a meta traçada, serão abordados aspectos gerais da nova modalidade empresarial, bem como da usura, levantando as principais circunstâncias em que a conduta é praticada.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do Professor Me. Gilson Tetsuo Miyakava.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3927
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo_Silva_Soares.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador