Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4759
Título: Entre o poder familiar e o direito à privacidade da criança: uma análise à luz da prática do sharenting
Autor(es): Morais, Daniela Silva.
Palavras-chave: Sharenting
Direitos da personalidade
Privacidade
Criança
Poder familiar
Data do documento: 12-Dez-2022
Resumo: A presente pesquisa objetiva verificar se há, sob o enfoque do sharenting, violação ao direito à privacidade da criança em razão de possível abuso do poder familiar ou se este é exercido regularmente, não havendo que se falar em cerceamento de direito personalíssimo do infante. Para tanto, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou o método dedutivo. Além disso, foram utilizadas a técnica de pesquisa documental; a pesquisa bibliográfica, quanto ao procedimento; e a pesquisa exploratória, quanto aos objetivos. Verificou-se que o poder familiar pode ser sim abusivo em determinados casos de exposição de crianças na internet, principalmente em um de seus desdobramentos específicos, a saber, o oversharenting, caracterizado por um contexto em que a criança não é meramente exposta em proporções consideradas toleráveis, mas sim de maneira demasiada e degradante. Do mesmo modo, verificou-se que há casos em que a prática do sharenting se justifica, pois beneficia a sociedade, os pais e a própria criança, principalmente quando se considera que esta tem direito ao lazer, à cultura e não pode ser taxada como um ser invisível para a coletividade. Concluiu-se, portanto, que proibir a prática do sharenting não é a melhor solução jurídica. Assim, como consequência, é necessário conscientizar os pais acerca dos riscos que a exposição de seus filhos acarreta. Ademais, incumbe ao magistrado, ao Ministério Público e aos demais sujeitos envolvidos nos processos de que façam parte a criança e seus genitores com interesses conflitantes, apreciarem, no caso concreto, como a exposição infantil está ocorrendo, guiando-se, para tanto, por meio das balizas da doutrina da proteção integral, do princípio do melhor interesse da criança e, principalmente, do princípio da dignidade da pessoa humana, podendo, a depender da gravidade do caso, promover a responsabilização civil dos pais perante seus filhos ou restringir o exercício do poder familiar.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharela em Direito, elaborada sob a orientação da Professora Dra. Elimei Paleari do Amaral Camargo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4759
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA_SILVA_MORAIS.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador