Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4960
Título: Limites do mero aborrecimento: o tratamento do dano moral somente como um sofrimento pessoal servindo como um limitador do direito de acesso à justiça.
Autor(es): Feliciano, Lucas de Oliveira
Palavras-chave: Aborrecimento
Dano
Acesso
Responsabilidade
Civil
Data do documento: 2023
Resumo: A pesquisa teve como objetivo a análise do instituto do mero aborrecimento em contraponto ao dano moral, de forma a demonstrar como o tratamento das demandas como meros dissabores cotidianos influem no direito de acesso à justiça. Fora utilizada pesquisa bibliográfica e o método hipotético-dedutivo. Por meio da análise da responsabilização civil e da conceituação doutrinária a respeito do dano moral, objetivou-se entender a complexidade da delimitação do mero aborrecimento. Por ser um instituto que surgiu em nosso ordenamento como uma norma geral somente em 1988, por meio da Constituição Federal, é compreensível não haverem entendimentos totalmente consolidados sobre o assunto. Utilizando-se da análise de julgados, é visível a falta de congruência entre tribunais distintos e até mesmo entre julgadores de um mesmo. Concluindo-se que os tribunais se utilizam do mero aborrecimento na tentativa de chegar sentença mais justa possível, porém a falta de linearidade entre os entendimentos dos magistrados se torna um limitador do direito de acesso à justiça em caráter material, no que tange ao direito de conseguir um resultado justo ao final da demanda
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do Professor Me. Gilson Tetsuo Miyakava.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4960
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas de Oliveira Feliciano.pdf388,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador